sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Carta aberta à sociedade capixaba.

Ato contra reajuste de 61,8% para deputados, governador, vice-governador e secretários.


SEGUNDA-FEIRA, ÀS 15h00min, EM FRENTE À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA



Grande é o descrédito da sociedade brasileira para com as instituições e agentes políticos. Todos os dias são noticiados escândalos envolvendo personalidades que pelo cargo deveriam ser exemplo de conduta ética.
No entanto, apesar dos vultosos salários e de uma infinidade de auxílios (paletó, gasolina, diária, moradia, verba de gabinete, etc), ainda se envolvem em pagamentos de propinas, “lobbys” econômicos, desvios de verbas, superfaturamento de obras, nepotismo, entre outros. Em contrapartida, a sociedade agoniza com um salário mínimo de miséria, sofre nos corredores de hospitais sem leitos, não tem moradia, faltam escolas de qualidade para seus filhos, segurança nas ruas, enfim, carecem de uma série de direitos fundamentais previstos na nossa constituição.

Ainda, apesar de serem os mais caros do mundo, nossos representantes federais aprovaram o aumento de 61,8% nos seus próprios salários. Tal reajuste gera um efeito cascata, pois a nível federal atinge o Presidente da República, seu Vice e Ministros, e ainda permite aos parlamentares dos estados e municípios reajustarem os salários dos agentes públicos do Legislativo e Executivo de suas respectivas esferas, causando um grave desequilíbrio financeiro nos cofres públicos. O que ocorreu no caso do Espírito Santo.

Acontece que, como mecanismo de controle do reajuste salarial dos políticos, foi criado um teto que se baseia no salário dos magistrados que segue uma determinada escala constitucional para as demais esferas e Poderes da República, que vem sendo usado de forma abusiva pelos parlamentares, que reajustam ao máximo os seus salários. Por outro lado, categorias como as dos professores, fundamentais para o desenvolvimento do nosso país, penam para conseguirem um piso salarial que lhes garantam um mínimo de dignidade e qualidade de vida.

Assim, vários agentes da sociedade civil capixaba, movimento estudantil, sindicatos, centrais sindicais, partidos políticos, associações, entre outros agentes, indignados com a imoralidade iniciada em Brasília e repetida no Espírito Santo, vem através desta carta repudiar o reajuste salarial que eleva de aproximadamente R$12.000,00 (doze mil reais) para 20.042,34 (vinte mil, quarenta e dois reais e trinta e quatro centavos) o salário dos deputados, aumentando na mesma proporção, 61,8% (sessenta e um vírgula oito por cento), os salários do Governador, Vice-Governador e Secretários de Estado. Tal reajuste causará um impacto para a sociedade de aproximadamente 3,7 milhões de reais por ano, somente na Assembléia Legislativa e, se repercutido nas Câmaras Municipais, poderá lesar os cidadãos em mais de 30 milhões por ano.

Desta forma, exigimos uma postura ética e coerente do Governador Paulo Hartung, vetando tais reajustes, pois, caso contrário, estará manchada a imagem do seu Governo que sempre levou a bandeira da transparência, ética e responsabilidade com a coisa pública.

Por fim, convocamos toda sociedade capixaba a participarem da manifestação pública que ocorrerá no dia 27 de Dezembro, segunda-feira, às 15:00 horas, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em frente ao Shopping Vitória.

Movimento contra o reajuste de 61,8% dos salários do executivo e do legislativo.

CONTATOS: (27) 9239-0435/ 9901-8568/ 9996-6666

Nenhum comentário:

Postar um comentário